Artigos

A constitucionalização do estado como resultado da luta entre a fera apocalíptica e a grande cidade que tem um reino sobre os reis pelas mentes e corações dos homens

Escrito por José Camargo

A organização social em territórios limitados pela etnia, língua e interesses comuns, ao longo da história teve seu contorno determinado pela influência do sistema religioso multifacetado ou fragmentado em diversas denominações, mas com uma essência comum: o suposto serviço sagrado prestado a “um deus”, qualquer seja seu nome ou identidade, cooptado pelo sistema político.

A preponderância do poder judiciário sobre os poderes legislativo e executivo: garantia do estado democrático de direito e da dignidade do homem

Escrito por José Camargo

A concentração de poder político tem-se revelado tirânica e deletéria: o poder é egoísta na sua essência.  O poder absoluto ou dominante constitui ameaça aos direitos do homem livre. E é a Lei Maior o estatuto que garante a concretude de sua personalidade na medida dos fundamentos e objetivos do Estado constitucional. Porém em que cenário atuará o Judiciário na efetivação dos direitos fundamentais? 

O ambiente de Trabalho e a integridade Psicossomática do empregado

Escrito por José Camargo

A formação do ser humano, desde o nascimento, passa pela família, pela escola, pela comunidade, mas passa também pelo ambiente de trabalho, que é um agrupamento social ímpar, que consome parte considerável de sua existência. Seguramente, a pessoa vive mais tempo no ambiente de trabalho numa complexidade de relações interpessoais, que afetam toda a sua vida e as suas relações que se desenvolvem foram desse espaço único, do que em qualquer outro território durante a sua vida. 

O fim do sonho da razão ligiferante e o dia em que o mundo mudou

Escrito por José Camargo

A ordem social contemporânea, angustiada e perplexa face às dificuldades decorrentes dos graves problemas que a ameaçam, representados por uma economia cambaleante cujo futuro é incerto, “persiste em gemer sob o cativeiro da degeneração”. E a globalização, “o instrumento liberal de salvação do homem”, faz com que essas ameaças alcancem todos em toda a terra. Vive-se, um clima geral de pessimismo e descontentamento, combinado com a destruição do ambiente natural que terrifica a humanidade.

Uma abordagem da ciência Jurídica sob a perspectiva da filosofia teológica

Escrito por José Camargo

Uma frase atribuída a Santo Agostinho sustenta que “os homens são seus atos de vontade” . Trata-se de um axioma que demonstra ou manifesta a transcendência da vontade do ser humano, que se revela por aquilo que realiza nas suas múltiplas e variadas relações, pelo espaço que ocupa e pelo seu comportamento na sociedade humana ou no kósmos, o mundo da humanidade. 

icon inst

Institucional

  icon artigo

Artigos

  icon contato

Contato

Avenida Santos Dumont, 700
86039-090
Londrina, Paraná

 

(43) 3339-4033

 

 josecamargo@josecamargo.com.br

 

icon faceicon linkicon twitter